Quem somos?

O projeto Cidades Resilientes é uma realização do IDESA, Instituto de Desenvolvimento Sociombiental, e conta com a parceria institucional do Iandé Verde, instituto voltado à produção e disseminação de informação e conhecimento sobre meio ambiente, desenvolvimento e participação democrática.

Cidades Resilientes é um projeto promovido pela Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas.

Realização

Parceria institucional

Equipe

Coordenação Geral

Pedro Novaes

Geógrafo, mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi chefe de gabinete da Agência Ambiental de Goiás e Superintendente Executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás. Trabalhou como consultor da Agenda 21 Brasileira, da Agenda 21 do Estado de Goiás e da Agenda 21 do Município de Goiânia e de instituições como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do WWF Brasil e da GIZ. É fellow do Programa LEAD, de formação de lideranças em meio ambiente e desenvolvimento, da Fundação Rockfeller. Também trabalha como diretor e roteirista de cinema e TV, com foco em produções de temática socioambiental.

Vassil Oliveira

Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política no jornal diário O Popular, apresentador e comentarista político na Rádio Sagres 730, chefe da área de Jornalismo do governo de Goiás, presidente da Agência Brasil Central (ABC), secretário de Comunicação de Goiânia e diretor de Comunicação de Campo Grande (MS). Participou, como coordenador ou assessoria direta, de várias campanha, entre as quais Lúcia Vânia governadora (1994), Henrique Meirelles deputado federal (2002), Ronaldo Caiado (2018) governador, e da pré-campanha de Henrique Meirelles para o Senado (2022). Autor de dois livros: ‘Homens e Cavas Abertas de Mulheres Amorosas’, de contos; e ‘Eleição do Início ao Fim’ - Ensaios sobre política, políticos e Jornalismo no calor da campanha de 2006 para governador de Goiás, pela Contato Comunicação.

Coordenação Técnica

Tomaz Ramalho

Arquiteto e Urbanista (USP), mestre em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Internacional (IUAV, Itália), associado ao Globalization Studio (TU Delft, Holanda) e Especialização em Gestão de Programas e Liderança (UNSSC, Nações Unidas) e em Políticas de Gestão Fundiária (Instituto Lincoln de Políticas do Solo e Rede Global de Instrumentos Fundiários – GLTN). Foi Professor de Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e professor voluntário na Universidade Metodista de Angola (UMA). Co-autor ou colaborador em várias publicações da ONU-Habitat e do Ministério das Cidades. É pesquisador e consultor da FIPE (USP) em políticas de habitação e desenvolvimento urbano sustentável e consultor em inovação urbana e membro do conselho de impacto social do Instituto IKONE Liga Social Global. Foi Assessor Técnico Sênior da Cooperação Técnica Alemã (GIZ) no Brasil e Oficial Internacional de Gestão de Programas do Escritório Regional para África do ONU-Habitat.

Antonio Barbosa El Zayek

Médico Veterinário pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-Graduado em Design Ambiental pelo Instituto de Permacultura do Cerrado (IPEC) e Universidade da Austrália. Ambientalista. Corretor de Imóveis. Produtor Rural. Criador do Projeto da Ecovilla Santa Branca, localizado no município de Terezópolis de Goiás. Atuou como Diretor de Recursos Hídricos, Preservação e Conservação Ambiental na Prefeitura Municipal de Anápolis (GO) entre 2017 e 2018, ocasião em que desenvolveu o Programa Pró-Água, ganhador de diversos prêmios e reconhecimento nacional e internacional (Prêmio CREA de Meio Ambiente, Circuito Urbano da ONU e Prêmio do Banco Mundial em Nova Iorque). Coordenou a mentoria de Soluções baseadas na Natureza (SbN) do Projeto ANDUS (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável), da Cooperação Brasil-Alemanha, desenvolvendo projetos em todos os biomas do Brasil. Foi consultor ambiental no Brasil da GIZ, órgão internacional de cooperação técnica do governo alemão. Atualmente, trabalha como consultor ambiental para órgãos públicos e entidades privadas, prestando consultoria sobre questões ambientais e desenvolvendo projetos e programas de caráter sustentável mediante a utilização das Soluções Baseadas na Natureza (SBNs), através da sua empresa Biodesign Consultoria e Projetos Ambientais.

Apoio institucional